Dois aspectos são considerados pelos urologistas na definição do tratamento do câncer de próstata: a perspectiva de vida do paciente e a extensão da doença. Quando o homem apresenta um bom estado geral de saúde, apesar da neoplasia, e o tumor está localizado inteiramente dentro da próstata, a alternativa de tratamento é a cirurgia para remoção completa da glândula, vesículas seminais, gânglios linfáticos ilíacos e pequena porção da bexiga em contato com a próstata (prostatectomia radical).
Com ênfase na discussão dos conflitos médicos, éticos, emocionais e familiares que envolvem o atendimento dos desejos do paciente, previamente manifestados, conclui-se que o Testamento Vital, documento onde são registradas as vontades antecipadas para o fim da vida, é o que permite a um paciente uma "morte digna", evitando tratamentos, desnecessários para o prolongamento artificial da vida, muitas vezes com benefícios ínfimos.
A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Está localizada na parte central do pescoço e produz dois hormônios (T3 – triiodotironina e T4 – tiroxina) que atuam na regulação de todo o corpo.
As doenças cardiovasculares foram responsáveis por aproximadamente 30% dos óbitos no Brasil em 2009. Dentro deste grupo de doenças, tem um peso importante o Infarto Agudo do Miocárdio.
Definida como um conjunto de sinais e sintomas auditivos em pacientes portadores de Disfunção têmporo mandibular, a Síndrome de Costen é caracterizada por sensação de plenitude auricular (ouvido tampado), hipoacusia (baixa audição), zumbido, otalgia (dor de ouvido) e vertigem.
As doenças das vias respiratórias superiores (nariz, ouvido e garganta) são uma das mais frequentes nos atendimentos médicos de urgência. Principalmente nas crianças e idosos, devido aos seus estados imunológicos.