As doenças cardiovasculares foram responsáveis por aproximadamente 30% dos óbitos no Brasil em 2009. Dentro deste grupo de doenças, tem um peso importante o Infarto Agudo do Miocárdio.

Sabemos que um grande contingente de pessoas acometidas desta doença, não conseguem chegar a um local de atendimento médico adequado, falecendo antes disso. Nas ultimas décadas, houve um grande avanço no desenvolvimento de novas terapêuticas farmacológicas e técnicas intervencionistas, para reduzir a mortalidade desta enfermidade. Temos observado uma atenuação do problema, porem ainda falta muito.

Este quadro agudo de comprometimento do coração, envolvido no Infarto do Miocárdio, é caracterizado pela interrupção do fluxo sanguíneo em determinadas áreas do músculo cardíaco (miocárdio). A principal causa é a obstrução das artérias coronárias que levam o sangue até as células musculares do coração. Estas obstruções de graus variados,poderão ser provocadas por “gorduras” (aterosclerose), trombos (“coágulos”) ou até mesmo por um espasmo dos vasos sanguíneos (“constricção”). Sabemos através de robustas publicações científicas, que existem diversos fatores influenciadores desta patologia. Entre eles citamos: diabete, hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, sedentarismo abusivo, tabagismo, o estresse cotidiano e também a carga genética, isto é a história familiar de casos semelhantes. Em nosso meio, no vocabulário leigo, este quadro clínico de Infarto Agudo do Miocárdio é conhecido como “ATAQUE CARDÍACO”!

Como já exposto anteriormente, trata-se de doença com alta taxa de mortalidade, impedindo até mesmo, que um grande número de pessoas acometidas deste mal, cheguem ao hospital para receber tratamento adequado. É fundamental a rapidez neste atendimento, com o emprego correto de medicamento e de procedimentos que permitam o restabelecimento do fluxo sanguíneo nestas artérias ocluídas. Assim, quanto mais rápido for a chegada ao Serviço Médico, melhor. A procura por Hospital com estrutura habilitada próximo e a disponibilidade de Equipes Médicas experientes na prestação deste tipo de tratamento é absolutamente fundamental. Entenda-se como estruturas habilitadas, um hospital com sala de emergência e um laboratório de hemodinâmica funcionando 24 horas por dia. Nesta Hemodinâmica (sala de cateterismo cardíaco), a Equipe Médica composta de profissionais experientes neste tipo de terapêutica, realizam a desobstrução mecânica da artéria obstruída, através de cateteres balão e implante de “STENTS”. Estes últimos são estruturas metálicas em forma de uma “molinha”, que dão sustentação às artérias reabertas, reduzindo com isso a possibilidade de novas oclusões abruptas. O nome deste procedimento é ANGIOPLASTIA CORONARIANA. Também fundamental é a retaguarda da UTI, onde os pacientes irão receber todo o suporte médico e o apoio tecnológico-medicamentoso necessário. Desta maneira, com todo este aparato estratégico, consegue-se uma significativa redução das taxas de mortalidade desta doença. Por tudo isto, verificamos que a rapidez no atendimento e a aplicação destas terapêuticas são fundamentais. Portanto, quanto mais tempo se perde, menor será a chance de recuperação das áreas musculares (miocárdio) do coração comprometidas. Imaginem então, se o Infarto Agudo corresponder a grandes segmentos do coração, com danos enormes a função deste órgão!

Obviamente, também é mandatória, a prevenção das doenças cardiovasculares, para que as pessoas não exibam estes quadros abruptos e severos como o acima descrito. E aqui cito outros exemplos, muitas vezes catastróficos como o AVC (acidente vascular cerebral), o aneurisma de aorta e

as embolias periféricas. Controlar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares deverá ser imperativo. Procurar o médico assistente e receber as orientações necessárias e individualizadas para atenuar a possibilidade de aparecimento destas patologias, precisaria ser rotina em nosso meio.

Dr.Décio Salvadori Júnior
CRM. 34.556
Médico Cardiologista Intervencionista  e Coordenador do Serviço de Hemodinâmica da Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul

 

 

 

 

 

4227.8200

Endereço

Rua Nossa Senhora de Fátima, 497 - São Caetano do Sul/SP
CEP 09540-100

Contato

contato@hbpscs.com.br

Veja como chegar

Informe seu e-mail para receber notícias.