Desde1949

Na década de 40, havia um pensamento coletivo sobre a necessidade de construção de um Hospital em nossa cidade e do exemplo hospitalar das beneficências portuguesas no de São Paulo. Quando do desfile em homenagem ao dia da Pátria, em 7 de Setembro de 1949, à rua Santa Catarina, um grupo de portugueses e de amigos observam várias instituições que desfilavam uniformizadas, carregando bandeiras e seguidas de animadas fanfarras, notando-se que não havia representatividade da colônia portuguesa.

Diante disto, surgiu a idéia de fundar uma entidade representativa da colônia, com esforço, trabalho e fé, características do povo lusitano, ligada ao sentimento humanitário em beneficio da população. Assim, nasceu em 1949 a Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Caetano.

O grande desafio

Fundada a sociedade, teve sua primeira sede à rua Santa Catarina nº 25 Sala 14. Começava o grande desafio: construir o hospital.

Para isto, era necessário angariar fundos que se somariam às contribuições dos sócios.

A partir da aprovação dos estatutos, vieram as eleições e foram empossados o Conselho Deliberativo e a primeira Diretoria. Várias campanhas foram realizadas, como a do "metro de terreno", "metro de areia" e do "cimento", visando obter dinheiro para a aquisição do terreno. Foi criado o "Livro de Ouro", onde beneméritos sócios e suas esposas muito contribuíram.

Marcantes foram as quermesses, também chamadas de festas portuguesas, onde beneméritas senhoras esposas de diretores, conselheiros e sócios, atuavam nas barracas do bacalhau, churrasco, frango e quentão. Nessa época foi criado e organizado pela benemérita Isaura Fernandes Rodrigues, o primeiro grupo folclórico de danças portuguesas, com os casais de sócios do hospital em coreografia própria, caracterizado como o único da região. A eleição da rainha e princesas das festas portuguesas, teve Maria da Silva como a primeira rainha do concurso em Julho de 1951.

A partir dos resultados financeiros das campanhas e quermesses, adquiriu-se o terreno, sito à rua Tupuias, para as futuras instalações do hospital. A vontade e a dedicação começavam a fazer história.

Hoje o Hospital possui uma capacidade de atendimento intenso e com um desempenho hospitalar crescente nos últimos anos, o que vem contribuindo intensamente com a supressão da demanda hospitalar regional do Grande ABC, com investimentos maciços em hotelaria e equipamentos de ultima geração.

Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul. O Hospital mais completo do ABC.

4227.8200

Endereço

Rua Nossa Senhora de Fátima, 497 - São Caetano do Sul/SP
CEP 09540-100

Contato

contato@hbpscs.com.br

Veja como chegar

Informe seu e-mail para receber notícias.